blog comments powered by Disqus

Textos para as aulas

ANÁLISE LITERÁRIA DA PROSA ROMÂNTICA BRASILEIRA (C.E.C.B)

Obras sugeridas para leitura e análise:

1-O moço loiro, A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo

2- Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida

3- Senhora, O guarani, Iracema, O gaúcho, Lucíola, de José de Alencar

4- Inocência, de Visconde de Taunay

5- A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães

6- Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo

7- Helena, A mão e a luva, Iaiá garcia, Ressurreição, de Machado de Assis.

ANTES DE ANALISAR O TEXTO:
1. leia com atenção e faça anotações sobre suas dúvidas ou pontos de interesse; não se esqueça de sublinhar as passagens importantes;
2. recorra ao dicionário para tirar dúvidas;
3. identifique e anote sua primeira impressão a respeito do texto (no final da análise você verificará se essa impressão se confirmou ou não);

ROTEIRO DE LEITURA E ANÁLISE

1- BIBLIOGRAFIA: situar o autor no tempo, dar um rápido painel de suas produções mais importantes e, se possível, estabelecer nexos entre vida e obra.

2- RESUMO DO ENREDO: sintetizar os principais acontecimentos da obra.

3-PERSONAGENS: merificar se as personagens sofrem mudanças e se são aprofundadas psicologicamente(personagens esféricas) ou são imutáveis e sei tratamento é superficial e exterior(personagens planas); ou ainda, se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como a fofoqueira, o padre, etc.(tipo).

4- TEMPO: Observar a presença dos tempos cronológico(do relógio) ou psicológico(tempo interior, da consciência) e a importância deles para a construção da sequência narrativa e das personagens.

5- ESPAÇO: deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância para o significado geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico(meio ambiente) quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influencia ou condiciona a ação das personagens.

6- FOCO NARRATIVO: verificar se o ponto de vista do narrador é em primeira ou terceira pessoa e em que medeida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.

7- VEROSSIMILHANÇA: deve-se averiguar o grau de coerência interna da obra que garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade.

8- OPINIÃO CRÍTICA:Com base nos seus apontamentos, dê sua opinião crítica sobre o texto. Provavelmente você partirá de uma primeira impressão, mas não se esqueça de que, independente da opinião ser ou não favorável, VOCÊ DEVE SUSTENTAR ESTA POSIÇÃO COM ARGUMENTOS LÓGICOS E COM DADOS TIRADOS DO TEXTO.

  1. profenanda posted this
Blog comments powered by Disqus
More Information