blog comments powered by Disqus

Textos para as aulas

Mesa-redonda

O QUE É?

A mesa-redonda é um gênero oral e dela participam pessoas preparadas para discutir um assunto de interesse no momento. Uma pessoa, o moderador, abre o evento, apresentando o tema a ser desenvolvido e as pessoas convidadas para expor. Depois, cada um dos convidados lê um texto previamente preparado ou fala sobre o tema. Em seguida, os expositores geralmente confrontam suas ideias e, na sequência, o público participa, dirigindo perguntas a eles.

O PAPEL DO MODERADOR

Assim como no debate, na mesa-redonda é fundamental a atuação de um moderador, isto é, uma pessoa qie coordena a discussão. Cabe a ele iniciar e encerrar os trabalhos, agradecer a presença do público, esclarecer a finalidade da mesa-redonda e apresentar as pessoas convidadas, anunciar o tempo estipulado para a participação de cada convidado e o tempo máximo de duração do evento, esclarecer o modo como vão ser conduzidos os trabalhos, etc. É ele também quem convida o primeiro participante a falar e, após a fala de cada um, passa a palavra a outro participante, empregando para isso expressões como, por exemplo,”Passemos agora a palavra para Fulano de Tal..”. ou “Vamos ouvir agora as palavras de Fulano de Tal…”

A ORGANIZAÇÃO

Geralmente há uma “rodada” de participações, na qual cada convidado apresenta seu texto no tempo estipulado (caso o convidado ultrapasse o tempo, o moderador deve adverti-lo). Na etapa seguinte, o coordenador dá o direito de palavra ao público, que, por escrito ou oralmente, formula perguntas a um  ou mais convidados.

Às vezes, dependendo das regras, é possível que haja uma etapa intermediária, na qual os convidados fazem perguntas entre si e discutem as opiniões divergentes antes de serem questionados pela platéia.

  1. ediglede-love reblogged this from profenanda
  2. profenanda posted this
Blog comments powered by Disqus
More Information